• Flavia Vivacqua e Dani Mario

Sobrecarga da Terra: a humanidade vivendo no cheque especial

Atualizado: 28 de mar.


Em 29 de Julho chegamos ao dia de sobrecarga do planeta Terra para 2020. Esse foi o dia em que consumimos em menos de 08 meses o orçamento total de recursos naturais que o planeta é capaz de renovar ao longo de 1 ano.


Ou seja, estouramos o "budget" e estamos usando o "cheque especial" de recursos desde então. Esse é um grande alerta de emergência: precisaríamos de 1,7 planeta Terra para compensar o estilo de vida que estamos adotando hoje.


Se medidas drásticas não forem tomadas, essa conta só vai crescer no melhor estilo de juros sobre juros que nós, brasileiros, conhecemos tão bem.


O dia de sobrecarga da Terra foi atingido pela primeira vez no final de 1970, em um déficit de poucos dias para terminar o ano. Em 1995 foi atingido em 10 de outubro, em 2015 em 13 de agosto e agora em Julho.


Precisamos tomar as rédeas dessa situação e reverter essa trajetória catastrófica. Mas por onde começar?


No livro "Design de Culturas Regenerativas" do Daniel Christian Wahl se fala muito sobre isso e de forma bem resumida podemos elencar os seguintes pontos de atenção:


- Políticas eficazes de tabelamento e precificação dos efeitos ambientais e sociais de sua extração;

- Eliminação de subsídios para indústria de combustível fóssil ou outras importantes poluidoras;

- Criação de práticas agrícolas regenerativas.

- Proteção da biodiversidade (pesca, bacias hidrográficas, reflorestamento, etc);

- Criação de indicadores adequados para o acompanhamento da evolução dos 8 limites planetários identificados.

- EDUCAÇÃO ECOLÓGICA - MUDANÇA DE CONSCIÊNCIA - INOVAÇÃO SOCIAL

- Acesso aberto à informação, educação e "tecnologia de libertação"

- Mudança de paradigma: deixar de ver os limites planetários como restritivos e encará-los como "restrições capacitantes" para nossa criatividade e potencialidade em criar um mundo abundante.


Dentre esses itens o que mais aparece fortemente em toda abordagem regenerativa é a EDUCAÇÃO, o acesso a informação e a educação como processo de mudança de consciência que será o portal para que todas as ações se concretizem.


E nisso nós como indivíduos e organizações temos um papel fundamental. Informe-se e participe do processo de regeneração, vamos limpar nossa ficha com o planeta!


5 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo