top of page
  • Foto do escritorFlavia Vivacqua

EMOÇÕES

Atualizado: 6 de mai. de 2023

Tenho pensado muito no impacto social desse furacão emocional de indignação, frustrações, necessidades não atendidas, raiva, vergonha, desconfianças, rupturas, estresses, violências... medo... muito medo... de uma sociedade viciada em intensidades!


Já existem pesquisas e organizações olhando para a importância de encontrar maneiras de cuidar e minimizar traumas, gerados por exemplo, entre militantes de direitos humanos... ou ainda, crianças em situação de guerra ou catástrofes ambientais.


Precisamos falar de liberdade e parte dela é nos liberarmos dos padrões emocionais vigentes, que aprendemos e reproduzimos, sobre tudo em situações de alta reatividade... desejos encomendados... seja em casa, no trabalho ou na rua.


A ‘inteligência emocional’ é estudada a mais de um século, mas, esse termo foi primeiro usado na década de 60. Contudo, foi mesmo com Daniel Goldman em seu livro ‘Inteligência Emocional’ (1995), que tornou-se popular para além da psicologia.


Em suas pesquisas, Daniel Goldman, concluiu que pessoas que assumiam papeis de Liderança tinham alta inteligência emocional e alta habilidade relacional. Ele também defende que a Inteligência Emocional é algo a ser desenvolvido e quanto mais cedo melhor!


Na CNV - Comunicação Não-Violenta (Rosenberg, 2003), também se fala da importância de reconhecer e se responsabilizar pelas próprias emoções. Bem como, reconhecer as emoções dos outros e saber melhor se relacionar.


Nos últimos anos tenho lido e assistido tudo que me chega sobre o assunto. Por um lado, para que eu mesma possa me desenvolver. Por outro, para buscar modos de aperfeiçoar o Design dos processos que desenvolvo e facilito, e o cuidado com os grupos de pessoas aos quais estou a serviço. Longa e continua Jornada! Há muito o que dizer, fazer e aprender sobre isso!


Compartilho aqui o “Atlas of Emotion” by Paul Ekman! Uma pesquisa dedicada, lindamente apresentada e ferramenta incrível para nos ajudar a entender melhor as emoções, seus disparadores e suas chaves de mudança!


http://atlasofemotions.org/


11 visualizações0 comentário
bottom of page