• Flavia Vivacqua e Dani Mario

Como nossas suposições moldam a forma de enxergarmos o mundo?

Atualizado: 28 de mar.




Ser capaz de questionar nossas próprias suposições e estar mais consciente da forma que pensamos e interpretamos as situações é uma habilidade fundamental para qualquer pessoa que deseja promover mudanças em sua vida e ao seu entorno.


A escada da influência é um modelo que inspira a prestar atenção em como pensamos, construímos e reforçamos as suposições e crenças. Essa teoria foi desenvolvida com maior profundidade por Chris Argyris, através de uma pesquisa científica em 1990, com o título de Escada da Inferência (Ladder of Inference), e define que adotamos crenças baseadas em conclusões inferidas a partir do que observamos e nem sempre comprovadas, acrescidas por experiências passadas,


Ou seja, explica que selecionamos parte dos dados daquilo que observamos, adicionamos significados a essa experiência, que influenciam as suposições que desenvolvemos e como tiramos certas conclusões que dão forma às crenças que temos do mundo.


O CICLO REFLEXIVO = nossas crenças afetam quais "dados" selecionaremos da próxima vez.


Ao nos tornar mais conscientes desses passos que damos na escada, passamos a questionar suposições, conclusões e crenças o que auxilia em qualquer processo de transformação e também a obter soluções novas para problemas recorrentes.

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo