• Flavia Vivacqua

19/09/2021 CENTENÁRIO PAULO FREIRE


19/09/2021 CENTENÁRIO PAULO FREIRE


Paulo Reglus Neves Freire (19.09.1921 — 02.05.1997) foi um educador e filósofo brasileiro.


É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. É também o Patrono da Educação Brasileira.


Sua filosofia baseia-se no diálogo entre professor e aluno para uma leitura e compreensão de mundo, procurando transformar o estudante em um aprendiz ativo. Defende uma educação que incentive a criticidade do aluno - principalmente a alfabetização de adultos - indo além das disciplinas do português e da matemática. Acredita que liberdade e autonomia são capacidades humanas apreendidas em processos conscientes de aprendizagem.


Paulo Freire foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Autor de inumeros livros e suas obras são ainda hoje referenciadas em todas as universidades pelo mundo.


Suas afirmações tiveram um grande efeito na concepção do método e filosofia "Dragon Dreaming". Em meu livro "A Pérola do Dragão", conto a história do encontro entre Paulo Freire e o John Croft, co-criador de tal método. Além das contribuições para a Educação Regenerativa.


Nossa homenagem e gratidão a esse homem espetacular que foi responsável por consideráveis transformações na educação.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo