Design Regenerativo - curadoria e articulação -  2017

  • Facebook ícone social

A complexidade do momento que vivemos nos exige perguntas novas para alcançarmos novas respostas e práticas que nos permita redesenhar de modo significativo, sistêmico, resiliente e regenerativo nosso viver.
 
Estamos falando sobre a integridade e integração de qualidades, habilidades e saberes pessoais e coletivos para viver o ganha-ganha-ganha e o profundo respeito e apoio mutuo que podemos ter quando vivenciamos fluxos livres.

Nós aqui no Brasil temos passado por varias e conturbadas mudanças sociais, políticas, econômicas, ambientais e relacionais que tem impactado decisivamente as décadas vindouras.

Ao mesmo tempo, países como Nova Zelândia, Dinamarca, Escócia, Inglaterra, Espanha e Costa Rica, tem assumido perspectivas e posicionamentos interessantes e decisivos diante das mudanças climáticas evidentes, a soberania alimentar e da água, a estabilização econômica, a saúde e bem-estar de seus cidadãos, pautados em princípios e práticas para uma Culturas Regenerativas.

Nesse contexto, em Março de 2017, buscando trazer a pauta da Regeneração para o Brasil e estimular o diálogo e apoio mútuo entre pessoas afins, criei um grupo no facebook que se chama "Design Regenerativo" e que tem como objetivo o compartilhamento de saberes, visões, referências, práticas e aprendizados sobre Regeneração, Salutogênese e Culturas Regenerativas, tudo que se relaciona com esse amplo e necessário campo.

Para tanto, fiz uma curadoria de 300 importantes lideranças, sobre 4 eixos:

1) Aqueles poucos que já estavam utilizando o conceito de Regeneração.

2) Aqueles que por mais de uma década estavam engajados em Ecologia, Sustentabilidade, Permacultura ou Agrofloresta.

3) Aqueles que detém tecnologias e metodologias sociais colaborativas.

4) Aqueles que praticam Regeneração em seus projetos, mas não utilizam esse conceito, porque sequer o conhecem.

O grupo teve um engajamento imediato daqueles convidados, que logo convidaram outros.

Durante esses dois anos, algumas iniciativas voltadas a regeneração foram surgindo e outras que já existiam foram se aproximando. Na medida do possível e do interesse de cada uma delas, suas lideranças e paginas foram sendo reconhecidas, convidadas e incluídas como administradoras do grupo no Facebook. Agradeço a cada uma delas, que você pode conhecer em:

https://www.facebook.com/groups/design.regenerativo/

 

Hoje, o grupo continua ativo e o numero de integrantes cresceu.

Agora, estamos passando para uma nova fase!

Abertos a pessoas ativas sempre!

Bons ventos semeadores para nós!

Flavia Vivacqua

*Essa iniciativa foi uma ação para celebrar os 10 anos da consultoria Nexo Sistêmico (consultoria voltada aos processos colaborativos e fenomenológicos sistêmicos, desenvolvimento humano e cultura organizacional), com a intensão de fomentar uma comunidade de aprendizagem e prática.

© 2020 por FV