Design Regenerativo - articulação -  2017

  • Grupo Design Regenerativo

A complexidade do momento que vivemos nos exige perguntas novas para alcançarmos novas respostas e práticas que nos permita redesenhar de modo significativo, sistêmico, resiliente e regenerativo nosso viver.
 
Estamos falando sobre a integridade e integração de qualidades, habilidades e saberes pessoais e coletivos para viver o ganha-ganha-ganha e o profundo respeito e apoio mutuo que podemos ter quando vivenciamos fluxos livres.

Nós aqui no Brasil temos passado por varias e conturbadas mudanças social, politicas, econômicas e ambientais que tem impactado decisivamente as décadas vindouras.

Ao mesmo tempo, países como Nova Zelândia, Dinamarca, Escócia, Inglaterra, Espanha e Costa Rica, tem assumido perspectivas e posicionamentos interessantes e decisivos diante das mudanças climáticas evidentes, a soberania alimentar e da água, a estabilização econômica, a saúde e bem-estar de seus cidadãos, pautados em princípios e práticas para uma Cultura Regenerativa.

Nesse contexto, em Março de 2017, buscando trazer essa pauta para o Brasil e estimular o diálogo e apoio mútuo entre pessoas afins, criei um grupo no facebook que se chama "Design Regenerativo" e que tem como objetivo o compartilhamento de saberes, visões e referências sobre Design Regenerativo e tudo que se relaciona com esse campo.

Para tanto, fiz uma curadoria de 300 importantes lideranças, sobre 4 eixos:

1) Aqueles poucos que já estavam utilizando o conceito de Regeneração.

2) Aqueles que por mais de uma década estavam engajados em Sustentabilidade, Ecologia, Permacultura ou Agrofloresta.

3) Aqueles que detém tecnologias e metodologias sociais colaborativas.

4) Aqueles que praticam Regeneração em seus projetos, mas não utilizam esse conceito, porque sequer o conhecem.

O grupo teve um engajamento imediato daqueles convidados, que logo convidaram outros.

Durante esses dois anos, algumas iniciativas voltadas a regeneração foram surgindo e outras que já existiam foram se aproximando. Na medida do possível e interesse de cada uma delas, suas lideranças e paginas foram sendo reconhecidas e agregadas como administradoras do grupo no Facebook. Agradeço a cada uma delas, que são:

Celso Sekiguchi (Projeto Ancora)

Daniela Kolhy Ferraz (Teatro da Presença Social)

Felipe Tavares (Instituto Desenvolvimento Regenerativo)

Filipe Fabbrocini (WeRegeneretion)

Floriana Breyer (Regenera Rio Doce)

Lilian Avivia Lubochinski (CoLares)

Michele Oliveira (Histórias com Asas)

Patricia Galante de Sá (Amor ao Planeta)

Ruth Andrade (Regenera)

Sergio Sampaio (Regenera)

Sergio Crochik (Registros e Reflexões sobre práticas de atenção plena na cibersfera)

Shaba Piffer (Permacultura Brasil)

Taisa Mattos (Conecta Ecossocial)

Tatjana Lorenz (Projeto Zona da Mata \ Goethe-Institut)

Hoje, Janeiro de 2019, o grupo continua ativo e o numero de integrantes cresceu. Agora, estamos passando para uma nova fase!

Abertos a novos integrantes sempre!

Bons ventos semeadores para nós!

Flavia Vivacqua

*Esse grupo foi uma ação para celebrar os 10 anos da consultoria que até então se chamava Nexo Cultural  e não Nexo Sistêmico (consultoria voltada a processos colaborativos com foco em Design Social e organizacional Regenerativo), com a intensão de fomentar uma comunidade de aprendizagem e prática desses saberes.

LogoNEXOsistemico_H.jpg

© 2019 por FV